Quem somos
Coletivo de criação que desenvolve trabalho de pesquisa em dança visando preservar e estimular o trânsito livre de pessoas, informações e idéias. O Movasse está no cenário da dança contemporânea para agregar idéias sobre o movimento. Seus integrantes têm a diversidade como foco e não se prendem à linguagem específica. Com esta proposta, querem proporcionar lugar de reflexão e realização de propostas inusitadas.
Sediado em Belo Horizonte, mas com atenção voltada para a cultura brasileira de modo geral, tem como idealizadores Andréa Anhaia, Carlos Arão e Ester França. Bailarinos com diferentes formações e influências e que tornam o Coletivo um espaço aberto para diferentes formas de pensar a dança, além de ser um lugar de discussão, debate, pesquisas teórica e corporal.
Foto: Nicolas Bragança
Biografias
Andréa Anhaia
Nascida em Pernambuco, Andréa Anhaia cursou Educação Física na Universidade Estadual de Pernambuco (UPE). Possui formação em dança clássica, dança moderna e contemporânea através de cursos ministrados por profissionais nacional e internacionalmente reconhecidos. Andréa atuou na Cia. Cisne Negro, Cia. Vias da Dança e Grupo de Dança 1º Ato como bailarina, participando de montagens de importantes obras artísticas e de diversos festivais nacionais e internacionais. Trabalhou como Assistente de Direção na Cia de Dança do Palácio das Artes.
Premiações importantes:
– Prêmio Bailarina Revelação ( AMPARC / BONSUCESSO – MG – 2004)
– Melhor Bailarina ( Apacepe – PE/1999)
– Melhor Bailarina ( Fenart – PB/ 1993)
Co-fundadora e parte integrante do Coletivo Movasse, atualmente desenvolve trabalhos como criadora, além de ministrar aulas de dança. Recebeu indicações para melhor bailarina para os prêmios SESC/Sated e Sinparc 2007 pelo trabalho Curvas de Um Quadrado, repertório do Coletivo. Acaba de participar de uma residência/montagem de trabalho solo com o Espanhol Azier Zabaleta.
Carlos Arão
Paraibano, radicado em Belo Horizonte (MG) desde 1994, Carlos Arão iniciou sua trajetória com danças folclóricas na Universidade Federal da Paraíba (UFPB- PRAC/COEX), Ballet Studio José Enoch e Grupo Contratempo no ano de 1979. A partir de 1982, começou seus estudos com a dança acadêmica, partindo para as cidades de Rio de Janeiro e São Paulo para aprimorar sua formação.
Hoje é um dos co-fundadores do Coletivo Movasse, desenvolvendo trabalhos de pesquisas cênicas e de intervenções em espaços urbanos, além de ministrar aulas, oficinas e dialogar com outros profissionais da área.
Ester França
Ester França é Mestre em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui formação de base clássica evoluindo para as técnicas de dança moderna e contemporânea através de cursos ministrados por profissionais de renome nacional e internacional. Ester participou da Cia Sesiminas e do Grupo de dança 1º Ato, no qual atuou como bailarina, criadora e intérprete, sendo indicada como Melhor Bailarina em 2000 e Melhor Bailarina Revelação em 2003 pelo prêmio Sesc/Sated. Participou de festivais internacionais na Argentina, Estados Unidos, Espanha e Colômbia.
Atuou no videodança “Mar de Agosto” de Gustavo Arantes e como atriz/bailarina e coreógrafa no curta-metragem “Miragem”, em que foi premiada como Melhor Atriz no festival de cinema do Ceará. Participou também da residência artística com o bailarino iraniano Khosro Adibi em BH em 2008, construindo o espetáculo Inside Out.
Além de ser co-fundadora e integrar o Coletivo Movasse, Ester desenvolve o projeto de profissionalização Dança Jovem como professora e coreógrafa em dança contemporânea (2005/2011).
Pesquisas teóricas e publicações de Ester França:
2017- Dissertação de Mestrado (UFMG) : http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/BUOS-APFNW7/processos_de_conexao_movasse.pdf?sequence=1
2018- Artigo na Revista Rascunhos (UFU): http://www.seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/39777/21302
Clipping Movasse