Pages Navigation Menu

Quem somos

 

 logo

Coletivo de criação que desenvolve trabalho de pesquisa em dança visando preservar e estimular o trânsito livre de pessoas, informações e idéias. O Movasse está no cenário da dança contemporânea para agregar idéias sobre o movimento. Seus integrantes têm a diversidade como foco e não se prendem à linguagem específica. Com esta proposta, querem proporcionar lugar de reflexão e realização de propostas inusitadas.

 

Sediado em Belo Horizonte, mas com atenção voltada para a cultura brasileira de modo geral, tem como idealizadores Andréa Anhaia, Carlos Arão e Ester França. Bailarinos com diferentes formações e influências e que tornam o Coletivo  um espaço aberto para diferentes formas de pensar a dança, além de ser um lugar de discussão, debate, pesquisas teórica e corporal.

 

Andrea_arao_ester_pb

Foto: Nicolas Bragança 

Biografias

Andréa Anhaia

 Curvas de Um Quadrado

Nascida em Pernambuco, Andréa Anhaia cursou Educação Física na Universidade Estadual de Pernambuco (UPE). Possui formação em dança clássica, dança moderna e contemporânea através de cursos ministrados por profissionais nacional e internacionalmente reconhecidos.  Andréa atuou na Cia. Cisne Negro, Cia. Vias da Dança e Grupo de Dança 1º Ato como bailarina, participando de montagens de importantes obras artísticas e de diversos festivais nacionais e internacionais. Trabalhou como Assistente de Direção na Cia de Dança do Palácio das Artes.

Premiações importantes:

– Prêmio Bailarina Revelação ( AMPARC / BONSUCESSO – MG – 2004)

– Melhor Bailarina  ( Apacepe – PE/1999)

– Melhor Bailarina  ( Fenart – PB/ 1993)

Co-fundadora e parte integrante do Coletivo Movasse, atualmente desenvolve trabalhos como criadora, além de ministrar aulas de dança. Recebeu indicações para melhor bailarina para os prêmios SESC/Sated e Sinparc 2007 pelo trabalho Curvas de Um Quadrado, repertório do Coletivo. Acaba de participar de uma residência/montagem de trabalho solo com o Espanhol Azier Zabaleta.

Carlos Arão

arao

 

Paraibano, radicado em Belo Horizonte (MG) desde 1994, Carlos Arão iniciou sua trajetória com danças folclóricas na Universidade Federal da Paraíba (UFPB- PRAC/COEX), Ballet Studio José Enoch e Grupo Contratempo no ano de 1979. A partir de 1982, começou seus estudos com a dança acadêmica, partindo para as cidades de Rio de Janeiro e São Paulo para aprimorar sua formação.

Hoje é um dos co-fundadores do Coletivo Movasse, desenvolvendo trabalhos de pesquisas cênicas e de intervenções em espaços urbanos, além de ministrar aulas, oficinas e dialogar com outros profissionais da área. 

Ester França

 

1, 2 na Dança 2010 - Atividades Complementares

Ester França é Mestre em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui formação de base clássica evoluindo para as técnicas de  dança moderna e contemporânea através de cursos ministrados por profissionais de renome nacional e internacional. Ester participou da Cia Sesiminas e do Grupo de dança 1º Ato, no qual atuou como bailarina, criadora e intérprete, sendo indicada como Melhor Bailarina em 2000 e Melhor Bailarina Revelação em 2003 pelo prêmio Sesc/Sated. Participou de festivais internacionais na Argentina, Estados Unidos, Espanha e Colômbia.

Atuou no videodança “Mar de Agosto” de Gustavo Arantes e como atriz/bailarina e coreógrafa no curta-metragem “Miragem”, em que foi premiada como Melhor Atriz no festival de cinema do Ceará. Participou também da residência artística com o bailarino iraniano Khosro Adibi em BH em 2008, construindo o espetáculo Inside Out.

Além de ser co-fundadora e integrar o Coletivo Movasse, Ester desenvolve o projeto de profissionalização Dança Jovem como professora e coreógrafa em dança contemporânea (2005/2011).

 

Clipping

clipping_movasse